9.3.14

Se para dançar créu tem que ter habilidade, para xavecar tem que ter intimidade.

Todo dia 8 e março é aquela mesma história: o que será que vão aprontar dessa vez? Na intenção (ou não) de prestar homenagens genuínas, muitas empresas e pessoas acabam errando rude e destilando machismo e preconceitos.

Daí que a Folha fez uma matéria sobre mulheres que revidam a agressão que é receber uma cantada de um completo desconhecido no meio da rua e coloca, também, o outro lado pra falar. Vamos acompanhar?

Ah, antes um adendo. Pode ser que alguém fique confooso, então, vou explicar: não sou contra cantadas. Pelo contrário, quem me conhece sabe que eu xaveco até quando estou dormindo. Mas as pessoas que xaveco são pessoas que conheço. Eu amo mulheres e exatamente por isso não saio por aí xavecando elas no meio da rua. Tenho respeito por elas (e sei o quanto é constrangedor, nojento e revoltante receber xaveco de alguém que você nem conhece). Se para dançar créu tem que ter habilidade, galera, para xavecar tem que ter intimidade.

Agora, vamos dar uma conferida no que uzomi tem a dizer sobre o assunto:


"Um assobio não ofende, mas não pode ser mulher casada. Se for solteira, não tem problema. Não assobio porque não sei se ela é casada, se o marido ou namorado vai vir atrás de mim".

APENAS QUE...não é quem dá a cantada que define se aquilo foi ou não ofensa. É quem recebe que se ofende, logo, o cara já começou falando merda. Para finalizar, o medo dele não é ofender a mulher e sim o marido ou namorado dela! Tá ~sertinho~.



"Tem umas cantadas engraçadas, outras pesadas. Cantadas de pedreiros são sensacionais, as pesadas são para denegrir [a mulher]. 'Gostosa' é zoado, 'linda' é divertido".

O que é engraçado/pesado para uns, pode não ser para outros. Na dúvida, não dê uma cantada em alguém que você não tem intimidade.



"O que a gente mais faz aqui na oficina é ficar cantando as mulheres. As que não gostam não são gostosas. Costumo falar 'meu sonho é você'. Uma ou outra não gosta, mas a maioria dá risada."

Pensei que o que vocês mais tivessem que fazer no trabalho fosse trabalhar, mas beleza, né? #VidaFácil "Uma ou outra não gosta" e por isso tudo bem continuar? Tipo, só porque tem gente que gosta de beber urina, tá tudo bem enfiar urina garganta abaixo pessoas que não te conhecem e nem mesmo possuem um mínimo de desejo de ficar com você?




"Falo 'coisa linda', 'maravilhosa''. 'Gostosa' eu não falo. 'Linda demais' pode. Nenhuma reclamou da cantada até hoje. Elogio elas gostam, mas não pode ter palavrão."

Mais uma vez ~~~uzomi~~~ nos dizendo o que pode ou não pode, o que ofende e o que não ofende, mesmo quando o assunto é o NOSSO próprio corpo. Ah, e será que ele nunca pensou que a maioria das mulheres não reclamam porque ficam coagidas, tem medo, nojo, etc, e quer que aquele momento simplesmente acabe logo? Acho que não. Homem não precisa ter medo, né? Mulher, sim.




"Tem mulher que fala que não tem mais homem no mundo e outras reclamam de cantada. Nunca dei cantada, mas trabalho na rua e vejo que tem mulher que você dá bom dia e ela te manda à merda"

Pois é, amigo. Tem mulher de tudo quanto é jeito e como você não sabe do que ela gosta ou não, quais são os limites do respeito na relação com cada uma, melhor ficar quietinho mesmo. Sobre dar bom dia: seria lindo e muito respeitoso, se não fosse bom dia só para mulher bonita com decote, né? Segue um exercício: antes de falar/fazer algo, pense se você faria o mesmo se fosse um homem desconhecido.




Mas nem tudo está perdido...
Para o mecânico Robson de Matos, "homens poderiam ter educação para não ofender as mulheres. Cada mulher anda com a roupa que quiser, com bermuda, com decote, não é vulgar. Depende da cultura e da educação e cada um".


Quem se interessar pelo assunto, vale a leitura porque na matéria completa tem depoimentos de mulheres que lutam contra as cantadas de rua com ações muito legais! Basta clicar aqui: http://folha.com/no1422112

Aproveitando a pauta, abaixo seguem algumas imagens que eu bolei o texto e o pessoal incrível do Departamento de Arte da agência em que trabalho criou! <3







2 comentários:

  1. Palhaçada isso aí, eu falo o que eu quiser, chamo de gostosa e de linda mesmo, não é disso que vcs gostam, de Homem safado? Feminista de merda nenhuma vai me castrar psicologicamente.

    ResponderExcluir
  2. essa mulher deve com certeza se sapatao fica criticando a atitude dos homens. meu vc precisa e de um homem como eu pra ti pegar e fazer vc goza gostoso e sai com as perna tremendo mim liga.

    ResponderExcluir

Use seus dedinhos...